segunda-feira, 27 de abril de 2009

Cruzando as Palavras



PASSATEMPO - essa foi a nossa atividade de hoje com a turma 1501, do CIEP João Goulart.
E nada melhor do que uma aula com atividades prazerosas, daquelas bem gostosas, para efetivar a aprendizagem.
É isso que ocorre quando trabalhamos com passatempos como cruzadinhas, caça palavras, jogos de letras, diagramas, criptograma, etc, pois são atividades que ajudam a aprimorar o vocabulário, estimulam a atenção e a concentração e, de quebra, diverte muito quem os faz.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Quanto Aprendemos Numa Aula Passeio !!!!

Mesmo quando o objetivo central da atividade é discutir a importância e a preservação do meio ambiente através de uma vivência, numa aula passeio, podemos trabalhar outros temas interligados, e de uma forma bastante prazerosa.
Os alunos da Oficina de Saberes Básicos do ECE RJ, parceria com o CIEP João Goulart, puderam perceber isso com muita nitidez.
Ao longo de nosso trajeto ao sítio da ONG Pau Brasil, em Guapimirim, diante das observações das próprias crianças, quando um avião pousando lhes chamava a atenção, quando barcos surgiam compondo a paisagem, muitos caminhões de cargas na estrada e, mais adiante, quando começaram a ver pessoas montadas em cavalos ou estes puxando carroças, pudemos travar uma discussão bem rica e interessante sobre os vários meios de transportes. E, a medida que íamos nos afastando do perímetro urbano e nos aproximando da área rural, várias perguntas foram surgindo e, naturalmente, fomos “conversando”, sobre o tipo de vida nessas duas áreas, quem são as pessoas que os habitam, suas vantagens e desvantagens, qual o local mais saudável, etc.
Ao final, ficou muito claro que, as crianças vibram e se interessam, com as coisas que elas conseguem vivenciar. Aqueles alunos que, na aula, demonstram muita dificuldade em fixarem sua atenção, são os que mais participam e dão suas contribuições. Eles se encantam com as coisas que pertencem ao mundo, e que eles podem experimentar. E são essas atividades, que trazem motivação, ação e vida para o seu aprendizado.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

Na trilha do Pau Brasil

Nesta sexta – feira, 17 de abril, o Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, realizou uma vivencia ambiental no sítio da ONG Pau Brasil.
Participaram alunos da Oficina de Saberes Básicos do ECE RJ, uma turma de reforço escolar para alunos do 5º ano do Ensino Fundamental do CIEP João Goulart.
Este passeio pedagógico objetiva conscientizar as crianças de que elas podem e devem cuidar planeta e também influenciar outras pessoas para isso.
Entenderam o recado, fizeram muitas perguntas, se empenharam num jogo de perguntas e respostas “ecológicas”, e ao final plantaram uma muda de Pau Brasil.

Veja também o vídeo:


segunda-feira, 13 de abril de 2009

Brincando com as Palavras, Vamos Criando Nosso Dicionário
















Por meio de um processo de aprendizagem lúdica, a criança vai aprendendo a descobrir no dicionário definições de palavras já conhecidas e apreendidas. Além de ampliar seu vocabulário, tirar dúvidas ortográficas e melhorar sua interpretação. Com tantas qualidades, por que não trazer o dicionário para nossas aulas e até mesmo criar um.

Foi assim na nossa aula hoje. As crianças primeiro colocaram várias palavras em ordem alfabética, para ter certeza que iriam saber procurá-las direitinho no dicionário. Depois, organizados em grupos, e com um dicionário nas mãos, achavam palavras e seus significados que alguém fora dos grupos ditava. Quando já estavam bem craques, decidimos elaborar nosso próprio dicionário. Cada um recebeu uma folha com uma letra do alfabeto. Nela escreviam uma palavra que começasse com aquela letra e depois, para ficar bem entendida, criavam uma frase com a palavra escolhida. Posteriormente desenhavam o conteúdo dessa frase.

Com isso, um dicionário bem colorido e contextualizado foi sendo montado nessa nossa manhã.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Vamos brincar de bingo?


Foi uma manhã muito divertida! A turma 1501, do CIEP João Goulart, o qual temos uma rica parceria, foi convidada a brincar de bingo. Mas foi um bingo diferente. Confeccionamos juntos, um Bingo Ortográfico. Inicialmente, trabalhamos as dificuldades de algumas palavras e as listamos. Os alunos escolheram as palavras com as quais iriam trabalhar e as escreveram nas cartelas que foram recebendo. Fizeram suas próprias "pedrinhas" para a brincadeira e aí, ..... tudo pronto para o jogo. Com muita concentração e expectativa as crianças aguardavam as palavras serem "cantadas". Através dessa dinâmica, pudemos trabalhar fixação de palavras e treino ortográfico e comprovar, mais uma vez, como"Aprender é gostoso e encanta".

Degustando uma fração


"Assim a gente não erra nunca mais!" Essa foi a conclusão dos alunos, hoje no ECE, ao trabalharem com "pizzas e chocolates" para entenderem definivamente o conceito de frações.

Brincando e usando a imaginação, eles manusearam as "pizzas", jogaram dominó com o tema, pintaram e identificaram as frações e culminaram com a divisão e a degustação de barras de chocolate de verdade. Cada um, muito feliz, comeu o seu 1/16 da guloseima!!!

Aprendendo com prazer

1. A Competição

De um jeito muito prazeroso , capacidades como a estruturação de frases, com sentido significativo, foram sendo trabalhadas, naturalmente, com uma turma do 5º ano do CIE
P João Goulart. O grupo foi dividido em times. Palavras foram distribuídas para que formassem frases. A partir de um certo momento, esses times foram percebendo que para tudo dar certo precisavam trabalhar em equipe, terem autonomia e foco no resultado...
Ao final, depois de muita torcida, o time “Estrela Azul” sagrou-se campeão, com direito a medalhas e fotos.
Discutimos também a frustração da perda e a super valorização da vitória e eles chegaram a conclusão que os dois estavam errados e resolveram dar uma salva de palmas para todos.


2. Carteira de Identidade – Cidadania

Foi apresentada uma carteira de identidade para a turma e, ao serem perguntados sobre a utilidade da mesma, um aluno respondeu “É pra mostrar para a polícia”
É lógico que, “contextualizando a aprendizagem”, como preconiza os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), foi aproveitado esse depoimento, que faz parte das suas realidades para uma breve conversa.

Todos receberam uma versão adaptada de uma carteira para ser preenchida, e assim foram trabalhados seus dados pessoais, como data de nascimento e filiação, onde foi introduzida com muita naturalidade a questão de muitos não terem a figura paterna.
No lugar da foto fizeram seus auto retratos ( e aí já aproveitamos para trabalhar a auto estima) e, no momento de colocar a impressão digital foi uma FESTA!!!
Ao final, foram orientados a deixarem as carteiras numa caixa para serem plastificadas, mas, todos muito orgulhoso com seu novo documento e com a possibilidade de terem “tirado” sozinhos, queriam levar para casa para mostrar à mãe.