sexta-feira, 29 de maio de 2009

Bingo Ortográfico

28 de maio de 2009 Tempo: 1 min 31 seg

Profa Marli Martins apresenta com seus alunos da Turma de Reforço Escolar o "Bingo Ortográfico" para o "Aprender é Gostoso e Encanta", tema do bimestre abril-maio no Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro.
São alunos do 5º Ano do Ensino Fundamental do CIEP João Goulart (turma 1501) que frequentam o reforço escolar no ECE RJ, uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Vamos Jogar Sudoku?

O Sudoku é um quebra-cabeça de lógica e raciocínio, cujo objetivo é completar com números de 1 a 9 as linhas, colunas e quadrados, sem repeti-los.

Para uma aula bem animada, fizemos hoje uma competição coletiva. Iniciamos com o jogo individual para "esquentarmos as turbinas" e depois a turma formou os dois grupos que ja tinham "competido" juntos na aula de decomposição de n°, e na qual o placar havia terminado empatado.
Foi entregue um Sudoku com um grau maior de dificuldade para cada time e com muita concentração, espírito de equipe e foco no resultado eles começaram a raciocinar, opinar, testar, tentando desvendar a lógica do jogo.










Quem conseguisse completar o quebra-cabeça primeiro ganhava a competição.
E dessa vez a medalha foi para as... meninas!!




quarta-feira, 27 de maio de 2009

O Trabalho Com Textos Verbais e Não Verbais

Para que os alunos se apropriem da leitura de diversos tipos de textos, tanto verbais, como não verbais, possibilitando o acesso a diferentes conteúdos, e a criação de seus próprios textos, a nossa proposta tem sido de trabalhar, com os alunos da turma 1501, do CIEP Presidente João Goulart, com histórias em quadrinhos, textos literários, charges, “tirinhas”, assim como, textos incompletos onde os alunos devem completá-los dando sentido aos mesmos.
Trabalhando em grupo e com materiais lúdicos, a motivação tem sido grande e o resultado maior ainda.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

E a Competição Vai Começar!

Depois de explicada toda a estratégia do jogo, o grupo foi separado em 2 times.
Foram distribuídas fichas iguais, para as duas equipes, com a decomposição de números.
Após um sinal, eram “cantados” números que deveriam ser identificados com as fichas que estavam em suas mãos. Precisavam estar bem atentos! E o raciocínio bem rápido. O aluno que estivesse com a decomposição do número que foi dito, deveria correr para colocar a referida ficha numa caixinha que se encontrava sobre a mesa. Quem colocasse primeiro marcava pontos para seu time. A equipe bem entrosada, com um ajudando o outro, com certeza levou vantagem na pontuação final. E a cada ponto marcado vinha a comemoração... e o melhor de tudo isso, "brincando" trabalhamos a fixação de mais um conteúdo.

fotos Paulo Roberto - 15 anos

Fazendo Vamos Compreendendo

Muitas vezes nos deparamos com alunos com respostas de alguns assuntos, na “ponta da língua”, mas sem conseguirem compreender o verdadeiro significado daquilo, resultado de treinos cansativos e repetitivos. Para mudar esse cenário podemos lançar mão de recursos mais concretos e lúdicos.
Uma das formas para acabar com as dificuldades de entendimento em relação a numeração decimal posicional , por um caminho mais concreto, é utilizando o Material Dourado. Através de atividades com esse material as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e obtendo-se um desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. E se a gente confeccionar o nosso próprio Material Dourado, então, o resultado é ainda melhor.
Fizemos assim, com a turma 1501, do CIEP Presidente João Goulart.
Cada dupla recebeu seu material impresso, pintou, recortou e selecionou em envelopes: a placa com 100 cubinhos, que representa a centena, em um envelope; os palitos com 10 cubinhos, que representam as dezenas, em outro e os cubinhos, que representam as unidades, em outro. Dessa forma, pudemos, através de diversas combinações, formar vários números e entender o sistema decimal. Ao final, um exercício, para sistematizar o que aprendemos.

quinta-feira, 14 de maio de 2009

Reforçando a Matemática no Jogo da Memória

Componha um número!!! Decomponha aquele outro!!! Qual seu valor posicional????
Essas são algumas ordens, dadas aos alunos, das quais, na maioria das vezes, eles querem distância.

Para tornar esse assunto mais prazeroso e reforçá-lo, de forma que eles pudessem entender de uma vez por todas, utilizamos o jogo da memória de números.

Numa ficha tinha o número e na outra ficha, que seria o par da primeira, vinha a composição desse número. Trabalhamos em dois grupos e os vencedores dos grupos iniciavam uma outra partida, revelando assim, ao final, um campeão da aula.Para reforçar bem o assunto, após a "brincadeira", eles receberam uma ficha onde deveriam demonstrar a composição de alguns números, como também identificar o valor posicional dos mesmos.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Ganhando Pontos com os Encontros Vocálicos















A competição, de um modo geral, é sempre muito bem vinda entre os alunos. Se utilizar dessa estratégia para reforçar os encontros vocálicos, com a turma 1501, do CIEP João Goulart, foi a forma agradável que encontramos para abordar o assunto em questão.

Divididos em times, a turma tinha que achar palavras em jornais e revistas que tivessem encontros vocálicos, recortar e colar num papel pardo. O grupo que colasse o maior número de palavras, num tempo estipulado, ganhava pontos. Depois foi distribuído um material onde as crianças, deveriam completar as palavras com os ditongos disponibilizados no final da folha. E para finalizar escreverem frases com essas palavras formadas. Como era uma competição, o grupo, em que todos os componentes entregassem primeiro o exercício preenchido coretamente, ganhava mais um ponto, e por isso o espírito de solidariedade e de grupo, realçaram bastante, pois os participantes que iam terminando sua tarefa, se propunham a ajudar o companheiro tanto na execução, como corrigindo o que não estava correto.
Mas a competição vai continuar, com mais atividades propostas para o Reforço Escolar.






A Ludicidade no Reforço Escolar

Com o objetivo de trabalhar o reforço na estruturação das frases, assim como adjetivos, pronomes e verbos, a turma 1501 do CIEP João Goulart, foi incumbida de achar nas revistas que lhes foram oferecidas, algumas palavras que pudessem ter significado para eles. Essas palavras foram ofertadas à seus parceiros do grupo, como uma espécie de "presente", criando um momento de troca e integração. Numa etapa seguinte, foi proposto aos alunos que criassem frases com seus "presentes". Além de ficarem muito atentos em dar sentido para as frases, e não esquecer da letra maiúscula, ponto final, vírgula, etc, deveriam utilizar adjetivos, pronomes e verbos no presente. Ao final, trocaram seus trabalhos com o colega do lado e eles próprios iam detectando os erros, quando era o caso.
Mais uma vez, de uma forma lúdica, reforçamos assuntos que, em muitas vezes, são tratados pelos alunos com bastante desinteresse.

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Histórias em Quadrinhos - Um Aliado para a Leitura

Como um dos fortes aliados no desafio aluno x leitura podemos contar com as Histórias em Quadrinhos. Elas servem como incentivo ao ato de ler, ato esse que não pode ser algo forçado, nem imposto pelo professor.
Com o objetivo de despertar o interesse pela leitura, o professor deve dispor de variados métodos e estratégias, os expondo de maneira agradável e acessível ao nível de conhecimento do aluno. E as HQs atendem completamente a todos esses quesitos.


Fazendo uma leitura da HQ "Emílias e Jabuticabeiras", com a turma 1501, do CIEP João Goulart, em dupla, incentivando o trabalho de lidar com a diversidade de idéias e opiniões, assim como o respeito ao próximo, onde cada um tem o seu tempo para ler, fizemos, ainda, uma breve discussão sobre clonagem, que era o tema da historinha.

Após essa leitura, através das respostas dadas sobre o texto todos demonstraram que realmente leram e interpretaram a história, e não somente decodificaram os simbolos.















E quando foram perguntados sobre se tivessem o acesso à máquina de clonagem do Visconde de Sabugosa, o que gostariam de clonar , as respostas foram bem solidárias: "Gostaria de clonar meus amigos para tê-los sempre perto de mim".

fotos Helber de Lima - 17 anos

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Espaço Cantagalo e Secretaria de Educação do Rio juntos pelo reforço escolar

"A secretaria ficou entusiasmada não só com as ações do projeto, mas também com a estrutura do local. Conversou com algumas crianças, assistiu a trechos de filmes produzidos por elas e falou com as mães sobre a importância do reforço para seus filhos. Claudia Costin considera o apoio do Criança Esperança mais um passo importante no trabalho de reforço aos alunos que apresentaram dificuldades no aprendizado de Português e Matemática. - Vamos fazer uma parceria, na qual serão utilizados aqui os cadernos de reforço de Português e Matemática preparados pela Secretaria - contou a secretária, acrescentando. - Aqui, vocês não terão problemas com espaço para o reforço como acontece em outras escolas. Sei que o processo é difícil, mas o trabalho de vocês aqui é muito importante."
Estas foram declarações da Secretária Municipal de Educação, Cláudia Costin, durante a visita ao espaço de apoio escolar do Espaço Criança Esperança do Rio de Janeiro, neste 29 de abril, quando firmou parceria para reforço escolar. Veja mais em:Notícias e Eventos da Secretaria de Educação