quinta-feira, 16 de julho de 2009

Uma Informação, por favor....

Com o objetivo de trabalhar com a identificação de representações gráficas, assim como a localização espacial dos alunos, sua percepção e capacidade de comunicação, desenvolvemos uma interessante atividade com mapas.
Inicialmente, foram distribuídos mapas de um bairro e todos, depois de alguns momentos de observação, listaram tudo que o local oferecia (lojas, instituições, serviços, etc). Posteriormente, eles começaram a traçar caminhos para chegarem a lugares pré determinados. Já em outro momento, precisaram descobrir onde chegariam, seguindo a orientação de um roteiro. Criamos, também, uma dinâmica onde, eles próprios pediam informações uns aos outros de como chegar em determinado lugar, segundo o mapa distribuído. Para tudo isso acontecer, foi necessário colocarmos em prática noções de direita / esquerda, retas paralelas / transversais / perpendiculares, a capacidade de transmitir uma mensagem, etc.
Por fim, a proposta foi cada um elaborar um mapa com o trajeto de sua casa até o Espaço Criança Esperança RJ, incluíndo tudo o que eles encontram nesse caminho. E aí, nesse momento, uma coisa chamou a atenção deles: muitos não tinham consciência de quanto comércio e coisas interessantes esse caminho, que fazem para chegar ao Projeto, lhes oferece.

terça-feira, 14 de julho de 2009

Crianças do Reforço Escolar vão às compras!!!

Usando a imaginação e a criatividade, trabalhamos hoje, de uma forma diferente.

Com um encarte de supermercado na mão, cada aluno imaginou que estava fazendo suas próprias compras.

Primeiro fizeram um “passeio” por todo o mercado, analisando os produtos de cada setor. Depois, com um valor, que foi determinado, “nas carteiras”, tinham que comprar tudo o que foi orientado, fazendo os cálculos para não ultrapassar o seu total , como também calculando o troco, caso houvesse.
Nessa “brincadeira” pudemos trabalhar as quatro operações (multiplicação, adição, subtração e divisão), como também o sistema monetário e números decimais. Discutimos ainda, noções de economia doméstica, analisando as promoções e as marcas, e colocando prioridades nas suas aquisições .
Ao final, uma “promoção relâmpago do gerente do supermercado”: os alunos tinham o tempo de 2 minutos para colocar tudo o que gostariam no seu carrinho. Ah!!! Aí foi a maior festa!!!!!

terça-feira, 7 de julho de 2009

Despertando o Prazer pela Leitura
















Despertar o interesse e participação nas atividades de leitura de histórias, são poderosas ferramentas na formação de bons leitores, assim como, amplia o vocabulário e permite o exercício da fantasia e da criatividade. Por isso tudo, desenvolvemos hoje, uma atividade, onde cada aluno recebeu um livro de histórias para ler.
Começamos analisando a estrutura e conteúdo do livro, onde entendemos melhor, o que é um índice e para que serve, o que são os capítulos e como localizá-los, etc.
Após esse reconhecimento, começamos a leitura propriamente dita, do 1º capítulo. Quando todos já estavam viajando no mundo da imaginação, fizemos uma boa discussão do que entendemos, para ao final, fazermos uma interpretação individualmente.
A proposta era de todos deixarem seus livros guardados na sala, para num próximo encontro continuarmos a atividade, mas a experiência foi tão gostosa que muitos quiseram levar para casa e continuar a “viagem”. Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra e esta implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Por isso, o desenvolvimento de bons leitores amplia as possibilidades dessa leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

EDGAR MORIN NO REFORÇO ESCOLAR !!!!!














Foi essa, a agradável surpresa que a turminha do Reforço Escolar teve hoje, em sua aula.
Edgar Morin, entre muitas de suas obras, tem uma em especial encomendada pela UNESCO, “Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro”, que nos apresenta reflexões que servem como ponto de partida para se repensar a educação do século XXI.
Esses sete saberes, indispensáveis, enunciados pelo filósofo, são eixos e caminhos que se abrem a todos os que pensam e fazem educação, e que estão preocupados em buscar um futuro mais humano, solidário e marcado pela construção do conhecimento.









quinta-feira, 2 de julho de 2009

As Figuras Geométricas no Desenvolvimento Cognitivo




















As figuras geométricas desempenham um papel importante na aprendizagem, sobretudo na resolução de problemas. Podemos lançar mão do uso delas, não só como instrumentos mediadores de conhecimentos geométricos, mas também, para o desenvolvimento cognitivo do aluno, desenvolvendo sua capacidade de usar a matemática para analisar e resolver situações problemas, para raciocinar e pensar de maneira lógica, competências essas que vão se desenvolvendo gradualmente, auxiliando na compreensão de um conjunto de noções matemáticas fundamentais.
Foi buscando tudo isso, que trabalhamos com atividades, onde as crianças tinham que identificar as figuras geométricas numa cena de uma história, como também criar figuras ou cenário com elas, para depois escrever um texto a respeito de suas criações.
Através desse tipo de atividade estimulamos, também, os alunos a “verem” e apreciar a estrutura abstrata que está presente numa situação, seja ela relativa à problemas do dia-a-dia, à natureza ou à arte, e que envolve esses elementos geométricos.