segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Quem tem medo de Bicho Papão?


Como já sabemos, folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações. Tudo que aparece sem que ninguém saiba sua origem é considerado folclore, ou seja, é a cultura popular, e cada povo tem a sua. O folclore abrange lendas, mitos, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, trava-línguas, artesanato, medicina popular, danças, canções, etc.

Dentro do nosso tema bimestral, Diversidade Cultural, trabalhamos, hoje, interpretação de texto e dificuldades gramaticais, com textos de lendas do nosso folclore.
Conversamos sobre as lendas que a turma conhecia e seus personagens.
Os mais temidos são o bicho papão, o lobisomem e o curupira.
E, no bate papo, cada um tinha um episódio mais sinistro para contar, sobre esses mitos, que o outro. Coisas que seus avós contam e que se tornaram verdades.
As nossas lendas trabalhadas foram “A Mulher da Meia Noite” e “A lenda do Barba Ruiva”. Todos ficaram bastante excitados com os “mistérios” das leituras.
Teve até quem testemunhasse a favor da 1ª lenda:
“ Professora, essa história da Mulher da Meia Noite é verdade. Ela atraiu o amigo do meu pai.” Nesse momento meio ressabiados todos se entreolharam.
Ao final, depois das atividades de interpretação e de gramática, foi proposto, que fechassem os olhos e desenhassem como imaginavam serem os dois personagens da lenda.
E aí, o que não faltou foi imaginação .....

terça-feira, 25 de agosto de 2009

Se Libertando da Tabuada

No processo ensino-aprendizagem, muitas vezes, nos deparamos com alguns entraves, que em sua maioria, não passam de meras questões de falta de entendimento do conceito chave.
Com a matemática, e particularmente, com a Multiplicação não é diferente.
Se a criança, ainda nas séries iniciais, não vivenciou e elaborou o conceito dessa operação, com certeza, ela terá, uma grande dificuldade de assimilação e, até lá na frente, dificuldades para realizar exercícios que envolvam o assunto em questão.
Algumas vezes o aluno consegue solucionar toda uma situação problema, mas erra o resultado final, por causa da falha na “bendita tabuada decorada”.
Com essa preocupação, resolvemos abolir, de vez, esse bicho papão, que atormenta muitos dos nossos estudantes.
Começamos com uma discussão sobre “ você sabe o que é a multiplicação ?”, para concluirmos, finalmente, exemplificando sempre com situações do cotidiano, que é uma forma simples de se adicionar uma quantidade finita de números iguais.
Para ficar bem claro o resultado da nossa conversa, desenvolvemos uma atividade para registrar que tudo ficou muito bem entendido.
Posteriormente, foram distribuídas cartelas com a multiplicação, dos números até 9, e através de um jogo de competição, correndo contra o tempo, nos preparamos para a próxima etapa que será o Torneio da Multiplicação, com a turma dividida em 02 grupos e cada um ajudando o outro, para atingir a vitória de seu grupo.
Foi incrível como tivemos alunos que, apesar de terem quase toda a tabuada na “ponta da língua”, ao final da atividade exclamaram: “Ah, professora, então a multiplicação é isso?”
E aqueles que apresentam muita dificuldade “em decorar” puderam perceber que são capazes de realizar a operação sem depender de sua memória.
Ao final, mais uma vez, os comentários não podiam ser outros: “ Não vejo a hora de chegar a próxima aula.....