segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Revisando as Operações Matemáticas


Para seguirmos em frente na aprendizagem dos conceitos matemáticos, precisamos estar com as quatro operações bem entendidas e sedimentadas, para, a partir daí, percebermos várias situações nas quais teremos a possibilidade de trilhar um caminho na construção do conhecimento. É onde vamos podendo perceber e concluir que, a subtração e a divisão são operações inversas à soma e a multiplicação, respectivamente, que a ordem das parcelas não importa na adição ou na multiplicação de dois nºs, entre tantas outras coisas.
Para isso, começamos hoje, com uma atividade onde os alunos tinham que identificar qual operação estava sendo proposta em cada exercício. Eles recebiam os sinais das operações ( +, - , x , : ) e deviam ir ao quadro para completar sentenças básicas, corretamente.
Depois, desenvolvemos uma atividade, na qual era preciso descobrir as parcelas que estavam faltando nas sentenças apresentadas (que envolviam as quatro operações), utilizando estratégias espontâneas.
Ao final, listamos suas conclusões e constatamos que o que eles haviam empregado na construção de suas estratégias se tratava das Propriedades das Operações, que eles mesmos, sozinhos, em seus raciocínios, haviam alcançado.



sexta-feira, 25 de setembro de 2009

Aprendendo Fração Equivalente

Através de desafios e jogos, os alunos foram levados a descobrir frações equivalentes a partir de uma outra fração, aplicando os conhecimentos dos quais já haviam se apropriado anteriormente.
Iniciamos a aula realizando dobraduras no papel, para que eles fossem entendendo que, de uma parte inteira podemos retirar várias frações, umas que irão representar quantidades diferentes e outras que representarão uma mesma quantidade. Essas são conhecidas como frações equivalentes.
Para eles entenderem que para as frações serem equivalentes deverão sempre pertencer ao mesmo inteiro, trabalhamos, também, com barrinhas retangulares como sendo 1 inteiro.
Elas foram sendo divididas em partes iguais e os alunos puderam observar e concluir o que cada pedaço estava representando ( ½, 2/4, 8/16, etc) do inteiro e que todas essas frações eram equivalentes entre si, pois representavam a mesma porção da unidade.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Me empresta um dinheiro aí....

Para trabalharmos o Sistema Monetário Brasileiro e as situações problemas que envolvem compra, venda, lucro e troco, produzimos hoje muito “dinheiro”.
Cada aluno recebeu folhas contendo cédulas e moedas de Real.
Recortaram, fizeram uma análise de cada dinheiro, percebendo as características de cada um e colocaram em envelopes. Alguns comentavam: - Ai, já pensou se fosse tudo de verdade?
Começamos, então, a manusear o “dinheiro”, para saber quanto cada um tinha. Depois foram apresentados produtos com os seus valores. Em dupla, um aluno separava o dinheiro necessário para a compra e o outro dava o troco. Quando para o que eles queriam comprar precisava de um valor maior do que eles tinham, podiam pegar emprestado com outro colega também.
Criamos e discutimos, dessa forma, várias situações problema, de forma bem rica e prazerosa, para depois sistematizar tudo o que discutimos em exercícios impressos.




segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O Jogo do Plural

Trabalhando com a flexão de número, das palavras terminadas em ão (já que melhor forma de fazê-lo corretamente é exercitando), desenvolvemos hoje o Jogo do Plural. Depois de apresentar uma atividade onde os alunos listavam palavras com final ão, faziam a flexão correta das mesmas e as contextualizavam através de frases e desenhos, chegou a hora da ludicidade, e aí, com a turma dividida em dois grupos “brincamos” do Jogo do Plural, que trata-se de um jogo da memória com as palavras no singular e seu respectivo plural, para serem encontradas.
O primeiro passo foi tirar o “par ou ímpar” para saber que grupo começava.

Os alunos iam ao quadro, se revezando, tentando desvendar os pares das palavras.
A torcida foi animada e ao final o grupo sem perceber, estava com as flexões na “ponta da língua”.