sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Pintando nossa Aquarela

Aquilo que começou com uma agradável canção, já conhecida por muitos, virou uma gostosa reflexão.
Pautado na música “Aquarela” de Toquinho e Vinícius de Moraes, tivemos uma aula de interpretação de texto, bem dinâmica e criativa.
A música envolvente, não deixou ninguém calado. Cantamos uma , duas, três vezes.... Cada vez mais animados, e após assistir o vídeo com a animação gráfica da canção, fizemos uma discussão sobre o que os autores queriam nos mostrar com aquela Aquarela. Falamos de imaginação, criatividade, do futuro , da vida.
E naquela estrofe :
“E o futuro é uma astronave, que tentamos pilotar.
Não tem tempo nem piedade, não tem hora de chegar.
Sem pedir licença muda nossa vida, depois convida a rir ou chorar”
Eloene muito atenta explicou:
- Ele quis dizer que o futuro é como uma astronave, por que às vezes quando a gente pensa que tá tudo certo, acontece uma coisa, que a gente nem queria e deixa a a gente muito triste ou muito alegre.
Colocamos tudo isso no papel e, ao final, ficou muito claro, que devemos estar sempre atentos de como estamos colorindo nossa AQUARELA, ou ela “descolorirá”.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

"Passeando pelo Blog"

Nossa!!! Quanta coisa já estudamos!!!!
Foi esse comentário que os alunos fizeram quando, visitando o nosso blog do Reforço Escolar, verificaram a quantidade de atividades que desenvolvemos até agora.
Fizemos esse “passeio” com o grupo, com o intuito mesmo de relembrar nossos momentos prazerosos e mostrar como eles têm sido importantes para seus desempenhos escolares.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Dúzia e Dezena, ainda precisamos reforçar...


Para reforçar noções de dúzia e dezena e suas aplicações, e eliminar de vez todas as dúvidas que por vezes ainda surgem, no dia-a-dia dos alunos, voltamos lá do início, manuseando palitos de sorvete, fazendo “amarradinhos” de dúzia, meia dúzia, dezena, meia dezena, dezena e meia, etc.
Com esse material na mão, os próprios alunos apresentavam situações problemas e buscavam as respostas com seus colegas, que iam respondendo com cálculos mentais.


Natália, se sentiu a própria professora: - Vamos, gente, respondam, se 1 dúzia são 12 palitos, meia dúzia são 6, juntando tudo, quantas meias dúzias de palitos eu tenho?
Depois de bastante discutido o assunto, passamos para exercícios impressos, que foram também analisados, no quadro, pelas crianças.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Horas Maluquinhas" no Reforço Escolar

Na semana da criança, a comemoração no Reforço Escolar, ficou por conta do Almanaque do Menino Maluquinho, “Horas Maluquinhas”, que foi distribuído a todos.
Nesse dia, as atividades foram todas através de contas cruzadas, jogo dos erros, mapaluco, matematicaça, cruzadinhas, caça palavras, etc
Aproveitamos para fazer a revisão de alguns conceitos já estudados anteriormente.
Todos ficaram muito animados e, brincando tivemos uma aula diferente, mas muito proveitosa.
Parabéns à todas as crianças!

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Sucesso no reforço escolar do ECE RJ

Vale a pena comemorar. Não é para menos houve melhoria de desempenho de 65% dos alunos, em português, e 60 % em matemática, entre abril e agosto. Sucesso que mereceu uma bela celebração, inclusive com direito a um bolo comemorativo.
Esta turma, do quinto ano do Ensino Fundamental do CIEP Presidente João Goulart, é atendida no programa de reforço escolar do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro em parceria com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Os testes foram realizados pela Secretaria, uma avaliação externa de desempenho, sendo que o último funcionou como um "simulado para a Prova Brasil".
Mas tudo foi uma surpresa para a turma.
A aula começou com uma conversa sobre os resultados e a importância de todos continuarem motivados a melhorarem ainda mais seus resultados.
Depois, foram trabalhadas várias situações problema , em cima de uma receita fictícia para o bolo da comemoração. A atividade se finalizava com todos pintando um bolo, imaginando como ele ficaria ao final da receita, uma receita cheia de pedagogia, de ensinamento.
A celebração contou com a presença, além da professora da turma, Profa Stael, da Profa Marli do reforço escolar do ECE RJ, da Profa Norma, coordenadora pedagógica do ECE RJ, da Profa Monica, diretora do CIEP, da Profa Maria Luiza, diretora adjunta do CIEP.
Que venham mais bolos daqui pra frente !!!!!