quarta-feira, 14 de julho de 2010

Festa comemora resultado no IDEB

Nesta quarta, 14 de julho, a turma de reforço escolar do 5º ano, do CIEP Presidente João Goulart comemorou o a vitória da turma no IDEB - Indíce de Desenvolvimento da Educação Básica, recém divulgado pelo Ministério da Educação.
Alcançou a meta de aproveitamento proposta pelo MEC para o ano de 2009. Resultado importantíssimo, dado que como analisou a Secretária Municipal de Educação do Rio de Janeiro, Claudia Costin, os alunos da rede municipal sofrem a conseqüência do regime de aprovação automática que vigorava anteriormente.
Resultado que também reflete o empenho da parceria para o Reforço Escolar do Espaço Criança Esperança Rio de Janeiro, através da Profa Marli.
Stael, professora da turma, orgulhosa comemorou o desempenho de seus alunos.
Para celebrar Marli e Stael partilharam com os alunos um gostoso bolo de chocolate, que a criançada, feliz da vida, provou e aprovou.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Quem Tem Medo de Fantasma???

Diante de um assunto tão assustador, os semblantes não podiam ser outros...
Trabalhando com a interpretação de um texto que falava sobre fantasmas, as turmas do Reforço Escolar, hoje, se divertiram a valer.
Quando foi feita a pergunta: "Quem tem medo de fantasmas?", a maioria respondeu que não, mas quando cada um, começou a contar seus "causos", as carinhas já foram expressando o contrário.
O texto se passava numa fazenda do interior do Brasil, e relatava com todos os detalhes uma noite "mal assombrada", com barulhos de corrente arrastando e tudo, o que foi deixando todos num estado de muito suspense. Mas no final, para alegria e alívio de todos, a assombração não passava de um papagaio gaiato e treinado.
Ufa!!! Que alívio!


terça-feira, 6 de julho de 2010

Trabalhando a Língua com Humor

Hoje trabalhamos com as turmas do Reforço Escolar o Texto Humorístico, muito conhecido, por nós, como Piada.
Primeiro, foram apresentados varios tipos de risadas que a turma interpretou, dando a entonação que as mesmas sugeriam.
Depois, convidamos os "contadores de piada" da turma para cada um contar a sua história engraçada e fazer o grupo dar boas gargalhadas.
Posteriormente, foi distribuído um material com diversas piadas, onde a turma, após ler e rir mais um pouquinho, deveria dar títulos para as mesmas. E com a criatividade do grupo, os títulos ficaram mais engraçados que as próprias piadas.
Ao final, foi apresentada uma lista, com uma série de orientações gramaticais que a turma deveria identificar nesses textos humorísticos que eles tinham em mãos. E, aí, mais uma vez, pudemos constatar que: Aprender através de risos e sorrisos é muito mais divertido!!!!!