Como já sabemos, folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações. Tudo que aparece sem que ninguém saiba sua origem é considerado folclore, ou seja, é a cultura popular, e cada povo tem a sua. O folclore abrange lendas, mitos, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, trava-línguas, artesanato, medicina popular, danças, canções, etc.
Conversamos sobre as lendas que a turma conhecia e seus personagens.
Os mais temidos são o bicho papão, o lobisomem e o curupira.
E, no bate papo, cada um tinha um episódio mais sinistro para contar, sobre esses mitos, que o outro. Coisas que seus avós contam e que se tornaram verdades.
As nossas lendas trabalhadas foram “A Mulher da Meia Noite” e “A lenda do Barba Ruiva”. Todos ficaram bastante excitados com os “mistérios” das leituras.
Teve até quem testemunhasse a favor da 1ª lenda:
“ Professora, essa história da Mulher da Meia Noite é verdade. Ela atraiu o amigo do meu pai.” Nesse momento meio ressabiados todos se entreolharam.
Ao final, depois das atividades de interpretação e de gramática, foi proposto, que fechassem os olhos e desenhassem como imaginavam serem os dois personagens da lenda.
E aí, o que não faltou foi imaginação .....