segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Quem tem medo de Bicho Papão?


Como já sabemos, folclore são as manifestações culturais de um grupo social praticadas há várias gerações. Tudo que aparece sem que ninguém saiba sua origem é considerado folclore, ou seja, é a cultura popular, e cada povo tem a sua. O folclore abrange lendas, mitos, contos populares, brincadeiras, provérbios, adivinhações, orações, trava-línguas, artesanato, medicina popular, danças, canções, etc.

Dentro do nosso tema bimestral, Diversidade Cultural, trabalhamos, hoje, interpretação de texto e dificuldades gramaticais, com textos de lendas do nosso folclore.
Conversamos sobre as lendas que a turma conhecia e seus personagens.
Os mais temidos são o bicho papão, o lobisomem e o curupira.
E, no bate papo, cada um tinha um episódio mais sinistro para contar, sobre esses mitos, que o outro. Coisas que seus avós contam e que se tornaram verdades.
As nossas lendas trabalhadas foram “A Mulher da Meia Noite” e “A lenda do Barba Ruiva”. Todos ficaram bastante excitados com os “mistérios” das leituras.
Teve até quem testemunhasse a favor da 1ª lenda:
“ Professora, essa história da Mulher da Meia Noite é verdade. Ela atraiu o amigo do meu pai.” Nesse momento meio ressabiados todos se entreolharam.
Ao final, depois das atividades de interpretação e de gramática, foi proposto, que fechassem os olhos e desenhassem como imaginavam serem os dois personagens da lenda.
E aí, o que não faltou foi imaginação .....

Nenhum comentário:

Postar um comentário