segunda-feira, 26 de abril de 2010

Na reta final para o lançamento da Cartilha da Justiça

Na reta final dos preparativos para o evento de lançamento da Cartilha da Justiça, aqui no ECE RJ, os alunos do reforço escolar preparam suas faixas, para o movimento que estão preparando, para esse dia, a favor da justiça.
Várias palavras foram escolhidas por eles e preparadas e, agora , eles montam de acordo com suas reivindicações, que acreditam serem importantes e necessárias, e desse jeito vão aprendendo a exercer sua cidadania!

ESSE DIA PROMETE.....

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Discutindo Cidadania e Justiça no Reforço Escolar

As turmas do 4º e 5º ano do Reforço Escolar já começaram a trabalhar com a Cartilha da Justiça. Após um bate papo sobre o assunto, dividimos a turma em grupos, distribuímos algumas cartilhas e ficou definido um capítulo para cada grupo – Os Três Poderes, A Justiça e a Polícia, Os Caminhos da Justiça, Nossos Direitos, O Promotor de Justiça. Depois de lerem e debaterem, cada grupo teve que “dar uma aula” para o outro grupo sobre o seu assunto lido.
A leitura foi feita com bastante atenção e depois, de uma forma bem interessante, e com suas próprias palavras, eles foram “ensinando” para a turma o que haviam aprendido, e se sentindo os próprios professores.

Ao final, começaram a confeccionar o material para o evento de lançamento da Cartilha.
- Professora, hoje a aula foi muito legal. Tinha muita coisa que não sabíamos. A gente estudou e a gente mesmo explicou, falou Maria Lídia
É isso. Colocamos em prática o tão importante: APRENDER FAZENDO.

A Cartilha da Justiça em Quadrinhos é uma publicação da AMB - Associação dos Magistrados Brasileiros - , e é o carro chefe do projeto “Cidadania e Justiça Também se Aprendem na Escola”, cujo o objetivo é a aproximação entre a sociedade e o Poder Judiciário Brasileiro.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

PAR OU ÍMPAR

Aproveitando a disputa dos meninos para saber quem teria o mando da quadra no jogo de futebol, começamos a aula perguntando :
O que é par? E o que é ímpar?
E a resposta veio: Ah, professora, par é 0, 2, 4, 6, 8 e ímpar é 1, 3, 5, 7, 9
E vocês sabem porque?
Pronto, com essa indagação, começamos nossa aula.
Chamamos uma menina para ficar à frente da turma:
Com ela podemos formar um par para fazer uma dança?
E se chamarmos mais uma? Ah, agora conseguimos fazer um par.
E se vier mais uma?
E assim foram "aparecendo" os nºs pares e ímpares.
Fizemos também uma brincadeira com dados, onde os alunos representavam nºs pares ou ímpares e conforme os dados eram jogados, os grupos ganhavam pontos.
Chegamos, então, no momento dos exercícios escritos, que foram auxiliados por nossa estagiária normalista.
E assim, a turma foi compreendendo, efetivamente, o conceito de par e ímpar. sem ter mais que decorar somente números sem significado.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sistema de Numeração Decimal

Para recordar sistema de numeração decimal-posicional - centena, dezena, unidade - lançamos mão de vários recursos que sabemos ser caminhos para dirimir os erros e dificuldades dos alunos, nesse assunto.
Nesse dia, trabalhamos com quadro valor de lugar, palitos de sorvete e relembramos o Material Dourado, que tanto nos ajudam nas relações numéricas abstratas, as quais passam então, a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão, desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado mais eficiente.