quinta-feira, 15 de abril de 2010

PAR OU ÍMPAR

Aproveitando a disputa dos meninos para saber quem teria o mando da quadra no jogo de futebol, começamos a aula perguntando :
O que é par? E o que é ímpar?
E a resposta veio: Ah, professora, par é 0, 2, 4, 6, 8 e ímpar é 1, 3, 5, 7, 9
E vocês sabem porque?
Pronto, com essa indagação, começamos nossa aula.
Chamamos uma menina para ficar à frente da turma:
Com ela podemos formar um par para fazer uma dança?
E se chamarmos mais uma? Ah, agora conseguimos fazer um par.
E se vier mais uma?
E assim foram "aparecendo" os nºs pares e ímpares.
Fizemos também uma brincadeira com dados, onde os alunos representavam nºs pares ou ímpares e conforme os dados eram jogados, os grupos ganhavam pontos.
Chegamos, então, no momento dos exercícios escritos, que foram auxiliados por nossa estagiária normalista.
E assim, a turma foi compreendendo, efetivamente, o conceito de par e ímpar. sem ter mais que decorar somente números sem significado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário