Eles reclamam que não tem idéias, não sabem por onde começar, e que suas produções ficam, muitas vezes, bastante confusas, sem uma seqüência.
Para trabalharmos essas dificuldades, nossas atividades no Reforço Escolar foram dedicadas a vários exercícios voltados para essa questão.
Para “esquentar”, começamos com palavras soltas e embaralhadas, para que eles formassem somente frases.
- Ah, por enquanto está fácil, professora, disseram eles.
Então fomos para uma nova etapa.
Foram apresentadas figuras com personagens expressando alguns sentimentos (tristeza, alegria, raiva, surpresa...).
Os alunos deveriam imaginar e escrever porque eles estavam daquele jeito.
Nesse momento pudemos percebê-los, muitas vezes, colocando no papel seus próprios sentimentos, experiências e anseios:
- Mariana está muito triste e chorando porque sua mãe morreu. (Antonio Victor)
- Patrícia está feliz porque o papai dela fez um bolo de chocolate com brigadeiro e deu um presente para ela. (Saiane)
- Oscar está assustado porque viu uma pessoa morta. (Thawane)
- Claudia está chorando porque a mãe dela não fez uma festa em seu aniversário. (Daniele)
- Ah, por enquanto está fácil, professora, disseram eles.
Então fomos para uma nova etapa.
Foram apresentadas figuras com personagens expressando alguns sentimentos (tristeza, alegria, raiva, surpresa...).
Os alunos deveriam imaginar e escrever porque eles estavam daquele jeito.
Nesse momento pudemos percebê-los, muitas vezes, colocando no papel seus próprios sentimentos, experiências e anseios:
- Mariana está muito triste e chorando porque sua mãe morreu. (Antonio Victor)
- Patrícia está feliz porque o papai dela fez um bolo de chocolate com brigadeiro e deu um presente para ela. (Saiane)
- Oscar está assustado porque viu uma pessoa morta. (Thawane)
- Claudia está chorando porque a mãe dela não fez uma festa em seu aniversário. (Daniele)
- O menino está assustado porque viu bichos em seu quarto. (Francisco Leandro)
O próximo exercício, então, foi a produção de texto propriamente dita, só que feita coletivamente.
Foram apresentadas palavras afins e, cada um na sua vez, deveria escolher uma palavra e apresentá-la como contribuição para a produção de uma história.
E quando eles perceberam que aos pouquinhos um texto foi surgindo, ficaram todos bem empolgados.
O próximo exercício, então, foi a produção de texto propriamente dita, só que feita coletivamente.
Foram apresentadas palavras afins e, cada um na sua vez, deveria escolher uma palavra e apresentá-la como contribuição para a produção de uma história.
E quando eles perceberam que aos pouquinhos um texto foi surgindo, ficaram todos bem empolgados.
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