Mesmo quando o objetivo central da atividade é discutir a importância e a preservação do meio ambiente através de uma vivência, numa aula passeio, podemos trabalhar outros temas interligados, e de uma forma bastante prazerosa.
Os alunos da Oficina de Saberes Básicos do ECE RJ, parceria com o CIEP João Goulart, puderam perceber isso com muita nitidez.
Ao longo de nosso trajeto ao sítio da ONG Pau Brasil, em Guapimirim, diante das observações das próprias crianças, quando um avião pousando lhes chamava a atenção, quando barcos surgiam compondo a paisagem, muitos caminhões de cargas na estrada e, mais adiante, quando começaram a ver pessoas montadas em cavalos ou estes puxando carroças, pudemos travar uma discussão bem rica e interessante sobre os vários meios de transportes. E, a medida que íamos nos afastando do perímetro urbano e nos aproximando da área rural, várias perguntas foram surgindo e, naturalmente, fomos “conversando”, sobre o tipo de vida nessas duas áreas, quem são as pessoas que os habitam, suas vantagens e desvantagens, qual o local mais saudável, etc.
Ao final, ficou muito claro que, as crianças vibram e se interessam, com as coisas que elas conseguem vivenciar. Aqueles alunos que, na aula, demonstram muita dificuldade em fixarem sua atenção, são os que mais participam e dão suas contribuições. Eles se encantam com as coisas que pertencem ao mundo, e que eles podem experimentar. E são essas atividades, que trazem motivação, ação e vida para o seu aprendizado.
Ao longo de nosso trajeto ao sítio da ONG Pau Brasil, em Guapimirim, diante das observações das próprias crianças, quando um avião pousando lhes chamava a atenção, quando barcos surgiam compondo a paisagem, muitos caminhões de cargas na estrada e, mais adiante, quando começaram a ver pessoas montadas em cavalos ou estes puxando carroças, pudemos travar uma discussão bem rica e interessante sobre os vários meios de transportes. E, a medida que íamos nos afastando do perímetro urbano e nos aproximando da área rural, várias perguntas foram surgindo e, naturalmente, fomos “conversando”, sobre o tipo de vida nessas duas áreas, quem são as pessoas que os habitam, suas vantagens e desvantagens, qual o local mais saudável, etc.
Ao final, ficou muito claro que, as crianças vibram e se interessam, com as coisas que elas conseguem vivenciar. Aqueles alunos que, na aula, demonstram muita dificuldade em fixarem sua atenção, são os que mais participam e dão suas contribuições. Eles se encantam com as coisas que pertencem ao mundo, e que eles podem experimentar. E são essas atividades, que trazem motivação, ação e vida para o seu aprendizado.
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