sexta-feira, 22 de maio de 2009

Fazendo Vamos Compreendendo

Muitas vezes nos deparamos com alunos com respostas de alguns assuntos, na “ponta da língua”, mas sem conseguirem compreender o verdadeiro significado daquilo, resultado de treinos cansativos e repetitivos. Para mudar esse cenário podemos lançar mão de recursos mais concretos e lúdicos.
Uma das formas para acabar com as dificuldades de entendimento em relação a numeração decimal posicional , por um caminho mais concreto, é utilizando o Material Dourado. Através de atividades com esse material as relações numéricas abstratas passam a ter uma imagem concreta, facilitando a compreensão e obtendo-se um desenvolvimento do raciocínio e um aprendizado bem mais agradável. E se a gente confeccionar o nosso próprio Material Dourado, então, o resultado é ainda melhor.
Fizemos assim, com a turma 1501, do CIEP Presidente João Goulart.
Cada dupla recebeu seu material impresso, pintou, recortou e selecionou em envelopes: a placa com 100 cubinhos, que representa a centena, em um envelope; os palitos com 10 cubinhos, que representam as dezenas, em outro e os cubinhos, que representam as unidades, em outro. Dessa forma, pudemos, através de diversas combinações, formar vários números e entender o sistema decimal. Ao final, um exercício, para sistematizar o que aprendemos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário