segunda-feira, 4 de maio de 2009

Histórias em Quadrinhos - Um Aliado para a Leitura

Como um dos fortes aliados no desafio aluno x leitura podemos contar com as Histórias em Quadrinhos. Elas servem como incentivo ao ato de ler, ato esse que não pode ser algo forçado, nem imposto pelo professor.
Com o objetivo de despertar o interesse pela leitura, o professor deve dispor de variados métodos e estratégias, os expondo de maneira agradável e acessível ao nível de conhecimento do aluno. E as HQs atendem completamente a todos esses quesitos.


Fazendo uma leitura da HQ "Emílias e Jabuticabeiras", com a turma 1501, do CIEP João Goulart, em dupla, incentivando o trabalho de lidar com a diversidade de idéias e opiniões, assim como o respeito ao próximo, onde cada um tem o seu tempo para ler, fizemos, ainda, uma breve discussão sobre clonagem, que era o tema da historinha.

Após essa leitura, através das respostas dadas sobre o texto todos demonstraram que realmente leram e interpretaram a história, e não somente decodificaram os simbolos.















E quando foram perguntados sobre se tivessem o acesso à máquina de clonagem do Visconde de Sabugosa, o que gostariam de clonar , as respostas foram bem solidárias: "Gostaria de clonar meus amigos para tê-los sempre perto de mim".

fotos Helber de Lima - 17 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário