terça-feira, 7 de julho de 2009

Despertando o Prazer pela Leitura
















Despertar o interesse e participação nas atividades de leitura de histórias, são poderosas ferramentas na formação de bons leitores, assim como, amplia o vocabulário e permite o exercício da fantasia e da criatividade. Por isso tudo, desenvolvemos hoje, uma atividade, onde cada aluno recebeu um livro de histórias para ler.
Começamos analisando a estrutura e conteúdo do livro, onde entendemos melhor, o que é um índice e para que serve, o que são os capítulos e como localizá-los, etc.
Após esse reconhecimento, começamos a leitura propriamente dita, do 1º capítulo. Quando todos já estavam viajando no mundo da imaginação, fizemos uma boa discussão do que entendemos, para ao final, fazermos uma interpretação individualmente.
A proposta era de todos deixarem seus livros guardados na sala, para num próximo encontro continuarmos a atividade, mas a experiência foi tão gostosa que muitos quiseram levar para casa e continuar a “viagem”. Segundo Paulo Freire, a leitura do mundo precede a leitura da palavra e esta implica na ampliação da possibilidade de leitura do mundo. Por isso, o desenvolvimento de bons leitores amplia as possibilidades dessa leitura do mundo, da compreensão da realidade social e da intervenção do sujeito buscando a transformação da sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário