Com o objetivo de trabalhar com a identificação de representações gráficas, assim como a localização espacial dos alunos, sua percepção e capacidade de comunicação, desenvolvemos uma interessante atividade com mapas.
Inicialmente, foram distribuídos mapas de um bairro e todos, depois de alguns momentos de observação, listaram tudo que o local oferecia (lojas, instituições, serviços, etc). Posteriormente, eles começaram a traçar caminhos para chegarem a lugares pré determinados. Já em outro momento, precisaram descobrir onde chegariam, seguindo a orientação de um roteiro. Criamos, também, uma dinâmica onde, eles próprios pediam informações uns aos outros de como chegar em determinado lugar, segundo o mapa distribuído. Para tudo isso acontecer, foi necessário colocarmos em prática noções de direita / esquerda, retas paralelas / transversais / perpendiculares, a capacidade de transmitir uma mensagem, etc.
Inicialmente, foram distribuídos mapas de um bairro e todos, depois de alguns momentos de observação, listaram tudo que o local oferecia (lojas, instituições, serviços, etc). Posteriormente, eles começaram a traçar caminhos para chegarem a lugares pré determinados. Já em outro momento, precisaram descobrir onde chegariam, seguindo a orientação de um roteiro. Criamos, também, uma dinâmica onde, eles próprios pediam informações uns aos outros de como chegar em determinado lugar, segundo o mapa distribuído. Para tudo isso acontecer, foi necessário colocarmos em prática noções de direita / esquerda, retas paralelas / transversais / perpendiculares, a capacidade de transmitir uma mensagem, etc.
Por fim, a proposta foi cada um elaborar um mapa com o trajeto de sua casa até o Espaço Criança Esperança RJ, incluíndo tudo o que eles encontram nesse caminho. E aí, nesse momento, uma coisa chamou a atenção deles: muitos não tinham consciência de quanto comércio e coisas interessantes esse caminho, que fazem para chegar ao Projeto, lhes oferece.
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