Qual é a altura do Francisco? Quem é o mais alto da turma?
A partir daí começamos a questionar como podíamos calcular as medidas de algumas coisas.
Como podemos saber a medida do contorno da nossa piscina? E da quadra de futebol?
Como calculamos quantos metros de fita preciso comprar para colocar no contorno de uma mesa de aniversário?
Com essas e outras perguntas, iniciamos uma maratona de aferição de medidas.
Medimos os alunos, depois o quadro, a seguir a sala, etc.
Daí, para reforçar a idéia de que, o perímetro é a soma das medidas dos lados de uma figura, foi muito fácil.
Com o conceito bem trabalhado no concreto, passamos, então, para o abstrato, onde numa folha quadriculada, os alunos desenharam as figuras solicitadas e calcularam seus perímetros.
Daí, para reforçar a idéia de que, o perímetro é a soma das medidas dos lados de uma figura, foi muito fácil.
Com o conceito bem trabalhado no concreto, passamos, então, para o abstrato, onde numa folha quadriculada, os alunos desenharam as figuras solicitadas e calcularam seus perímetros.
- Oba! Hoje já vou ver quanto minha mãe vai ter que fazer de babado pra enfeitar a tábua do bolo da minha irmã, disse Natália animada.
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