sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A Morte da Tartaruga


O que me deixa feliz é quando meu pai e minha mãe estão juntos. - disse Wedja

Ah, Eu fico muuuito feliz quando eu sou convidada para passeios com o Criança Esperança, é sempre tão legal !! - completou Natália

Ver minha mãe chorando me deixa muito triste - falou Esther
Foi assim, conversando sobre tristezas e alegrias que foi apresentada à turma a história da Morte da Tartaruga, de Millôr Fernandes.
Nela, o menino Henrique fica muito triste com a morte de seu animalzinho de estimação, mas, com a solução que seu pai deu, ele passa a ficar muito feliz, mesmo com o final insperado.
Discutimos também perdas e valores.
Ao final, foi proposta, ao grupo, uma análise gramatical do texto, e , o que mais chamou a
atenção foi como o autor repetiu a palavra tartaruga. Então foi feita uma reescrita de todo o texto, fazendo substituções utilizando sinônimos, pronomes, adjetivos etc, para a palavra em questão ( no lugar da "tartaruga" colocava-se "a pobrezinha", "dela", "o bichinho", "ela", etc), sem é claro, alterar a coesão do texto.



























Nenhum comentário:

Postar um comentário