quarta-feira, 31 de março de 2010

REVELANDO NOSSAS QUALIDADES

Um presente bem bonito, enfeitado com um belo laço cor de rosa.
Foi assim que a nossa aula do Reforço Escolar começou.
A turma toda em polvorosa queria saber para quem era aquele presente.
- Vocês é que vão decidir quem vai ganhar!! Esse presente vai representar a confraternização e a amizade entre nós, sentimentos tão importantes para serem lembrados nessa época da Páscoa.
Começamos, então, perguntando as características (adjetivos) de alguns alunos da turma. É lógico que os “atributos” dados, nem sempre eram muito delicados: “chato, implicante, brigão ...”. Então, a partir daí iniciamos uma “brincadeira”. Sorteamos o nome de um aluno, que, muito satisfeito, recebeu o presente. Mas... foi explicado que apesar dele ter muita sorte, como aquele pacote representava a amizade e a confraternização, ele deveria passar o presente para uma pessoa da turma que ele achasse CORAJOSO. E essa foi a dinâmica. O corajoso deveria passar o presente para o mais SIMPÁTICO, este para o mais ORGANIZADO, e assim, sucessivamente, fomos trabalhando os adjetivos. E mais que isso, trabalhamos a auto estima, a amizade, o carinho, pois na brincadeira, não foram raros os alunos que se surpreendiam quando o colega lhe passava o presente dizendo que na sua opinião ele era o que representava melhor aquela qualidade.
O último a receber seria aquele que mais contribui com a paz e a harmonia da turma, e esse, então, com seu espírito solidário deveria, finalmente, dividir seu presente, um saco de bombons, com toda a turma.
Depois de toda a distribuição trabalhamos com um texto em que o aluno participava, decidindo, com adjetivos, o jeito que os personagens da história deveriam ser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário