Através de desafios e jogos, os alunos foram levados a descobrir frações equivalentes a partir de uma outra fração, aplicando os conhecimentos dos quais já haviam se apropriado anteriormente.
Iniciamos a aula realizando dobraduras no papel, para que eles fossem entendendo que, de uma parte inteira podemos retirar várias frações, umas que irão representar quantidades diferentes e outras que representarão uma mesma quantidade. Essas são conhecidas como frações equivalentes.
Para eles entenderem que para as frações serem equivalentes deverão sempre pertencer ao mesmo inteiro, trabalhamos, também, com barrinhas retangulares como sendo 1 inteiro.
Elas foram sendo divididas em partes iguais e os alunos puderam observar e concluir o que cada pedaço estava representando ( ½, 2/4, 8/16, etc) do inteiro e que todas essas frações eram equivalentes entre si, pois representavam a mesma porção da unidade.
Iniciamos a aula realizando dobraduras no papel, para que eles fossem entendendo que, de uma parte inteira podemos retirar várias frações, umas que irão representar quantidades diferentes e outras que representarão uma mesma quantidade. Essas são conhecidas como frações equivalentes.
Para eles entenderem que para as frações serem equivalentes deverão sempre pertencer ao mesmo inteiro, trabalhamos, também, com barrinhas retangulares como sendo 1 inteiro.
Elas foram sendo divididas em partes iguais e os alunos puderam observar e concluir o que cada pedaço estava representando ( ½, 2/4, 8/16, etc) do inteiro e que todas essas frações eram equivalentes entre si, pois representavam a mesma porção da unidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário