segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Revisando as Operações Matemáticas


Para seguirmos em frente na aprendizagem dos conceitos matemáticos, precisamos estar com as quatro operações bem entendidas e sedimentadas, para, a partir daí, percebermos várias situações nas quais teremos a possibilidade de trilhar um caminho na construção do conhecimento. É onde vamos podendo perceber e concluir que, a subtração e a divisão são operações inversas à soma e a multiplicação, respectivamente, que a ordem das parcelas não importa na adição ou na multiplicação de dois nºs, entre tantas outras coisas.
Para isso, começamos hoje, com uma atividade onde os alunos tinham que identificar qual operação estava sendo proposta em cada exercício. Eles recebiam os sinais das operações ( +, - , x , : ) e deviam ir ao quadro para completar sentenças básicas, corretamente.
Depois, desenvolvemos uma atividade, na qual era preciso descobrir as parcelas que estavam faltando nas sentenças apresentadas (que envolviam as quatro operações), utilizando estratégias espontâneas.
Ao final, listamos suas conclusões e constatamos que o que eles haviam empregado na construção de suas estratégias se tratava das Propriedades das Operações, que eles mesmos, sozinhos, em seus raciocínios, haviam alcançado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário